Manual do proprietário: A importância para o usuário de um imóvel residencial

Áureo da Silva Santos, Felipe Augusto Zaganini Bento, Daniel Rodrigues Rezende Neves

Resumo

Com o desenvolvimento e avanço da indústria da construção civil, diversos tipos de materiais, produtos, serviços e processos construtivos foram introduzidos no mercado. Ao adquirir um imóvel, o desconhecimento dos usuários em relação à correta utilização, funcionamento e manutenção de componentes, na maioria das vezes diminuem a vida útil da edificação e prejudicam a funcionalidade ideal para a qual foi projetada. O presente estudo tem por objetivo apresentar a importância do manual do proprietário para o usuário de um imóvel residencial. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada em princípios e normas técnicas que norteiam sobre as diretrizes a serem seguidas pelas construtoras/incorporadoras na elaboração do manual do proprietário. Espera-se conscientizar a população à respeito da importância do manual do proprietário, como uma ferramenta essencial para o correto uso da edificação e garantia dos direitos e deveres como consumidor, independentemente da dimensão e padrão construtivo das edificações. O Manual do Proprietário tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção. Dessa forma o Manual do Proprietário é uma ferramenta fundamental que contribui para uma mudança na cultura da falta de cuidados e atenção rotineiros com a edificação.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 92

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Procedimentos gerais. Rio de Janeiro, 2011.16p.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações: Orientações para Construtoras e Incorporadoras. Brasília: CBIC, 2013. 12 p. Disponível em: http://www.sinduscon-mg.org.br/site/arquivos/up/geral/93b6ad56770f03edd387d83308e2c814.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.

HELENE, P.R. L.; SOUZA, R. Controle da qualidade na indústria da construção civil. In: Divisão de Edificações do IPT. Tecnologia de edificações. 1.ed. São Paulo: Pini, 1988. V.1, p. 537-542.

MESEGUER, A. G. Controle e garantia da qualidade na construção. São Paulo:Sinduscon - SP, 1991.179p.

SANTOS, A. O. Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações Residenciais: coleta de exemplares e avaliação de seu conteúdo frente às diretrizes da NBR 14.037/1998 e segundo a perspectiva dos usuários. 2003. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.