Uma Pesquisa com Usuários sobre Gestão Metrológica na Área de Físico-Química

Fabricio Gonçalves Torres, Diogo Cesar Borges Silva, Marcel Joly

Resumo

Na arena da instrumentação físico-química, medidores de pH e de condutividade emergem como equipamentos críticos, sendo largamente utilizados em diversos segmentos industriais, na prestação de serviços laboratoriais e no campo da pesquisa e desenvolvimento. Medidas de pH e condutividade são essenciais para, por exemplo, a avaliação da qualidade da água, de combustíveis, de alimentos, e para a caracterização de materiais. Neste sentido, o grau de conhecimento teórico e prático dos usuários sobre o funcionamento e operação destes equipamentos, bem como dos conceitos metrológicos que envolvem o processo de medição, é fator crítico para que a medição seja realizada adequadamente. Enfocando questões relacionadas à estimativa de incerteza de medição, calibração e uso de material de referência, o presente trabalho apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa com usuários de medidores de pH e de condutividade em diversas áreas de atuação. Conclui-se que a prática de alguns aspectos metrológicos, tais como a estimativa da incerteza de medição, ainda não está amplamente difundida, e torna-se necessária a capacitação dos usuários e disponibilização de ferramentas metrológicas que facilitem o exercício das boas práticas laboratoriais.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 121

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 17025: requisitos gerais para a competência de produtores de material de referência. Rio de Janeiro: ABNT, 2017a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 17034: requisitos gerais para a competência de produtores de material de referência. Rio de Janeiro: ABNT, 2017b.

AVRAMESCU, M. L. et al. Influence of pH, particle size and crystal form on dissolution behaviour of engineered nanomaterials. Environmental Science and Pollution Research, [s. l], v. 24, p. 15531564, 2017.

COORDENAÇÃO GERAL DE ACREDITAÇÃO. Documento de caráter orientativo - Orientações para aplicação dos requisitos técnicos da ABNT ISO/IEC 17025 na Acreditação de Laboratórios de Calibração para o Grupo de Serviço de Físico-Química. CGCRE, 2019, rev. 3, 45 p.

INMETRO. Vocabulário internacional de metrologia (VIM): conceitos fundamentais e gerais e termos associados. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Luso-Brasileira, 2012a, 93 p.

INMETRO. Guia para expressão da incerteza de medição – GUM.1a ed. Rio de Janeiro: Inmetro, 2012b. 141 p.

METTLER TOLEDO. A Guide to pH measurement: theory and practice of laboratory pH applications. Suíça:2016. 60p.

REHMAN, R.; HALAI, M. Conceptual model of digital pH meter in telemedicine. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON MULTI TOPIC, 14., 2011, Carachi. Proceedings […], Carachi: IEEE, 2011. v. 14, p. 87-89.

VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2 ed. São Paulo: Blucher, 1996.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.