Principais aspectos abordados na ABNT NBR 9452:2016 e a importância das condições de acesso às inspeções e das atividades de manutenção em pontes e viadutos

Ciro Jose Ribeiro Villela Araujo

Resumo

As Obras de Arte Especiais, mais conhecidas como pontes, viadutos e passarelas são estruturas de extrema importância no desenvolvimento econômico e social do país. Estas obras, na sua grande maioria, encontram-se distantes dos centros urbanos e estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil. Para preservação das condições estruturais, funcionais e de durabilidade, o novo texto da ABNT NBR 9452 apresenta, com melhor clareza, um conjunto de diretrizes e especificações, para a realização das atividades de inspeção, facilitando a interpretação e análise dos dados levantados e proporcionando um trabalho mais eficiente e eficaz com informações mais realísticas para trabalhos de manutenções. Este trabalho apresenta os principais aspectos observados na nova versão da norma de inspeção em pontes, viadutos e passarelas, mostra importância dos trabalhos de manutenção na vida útil dessas estruturas e as dificuldades nas condições de acesso aos trabalhos de inspeção.

Texto completo:

PDF

Referências

AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Controle das Obras de Arte Especiais (ET-00. 000.000-0-C21 / 002). São Paulo: ARTESP, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações: Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 16 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações: Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 25 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projetos de estruturas de concreto: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 238p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9452: Vistorias de pontes e viadutos de concreto. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 11 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9452: Vistorias de pontes, viadutos e passarelas de concreto. Rio de Janeiro: ABNT, 2016. 48 p.

ARAUJO, C.J.R.V. Soluções inovadoras: vistoriando Obras de Arte Especiais. Notícias da construção, São Paulo: SindusCon, v.11, n.138, p. 60-62, 2014.

ESPAÑA. Ministerio de Fomento. EHE-08: Instrucción de Hormigon Estructural. Madrid: Centro de Publicações, 5. ed., 2011.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido - Procedimento. Rio de Janeiro: DNIT, 2004. 18 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA. Norma de inspeção predial nacional. São Paulo: IBAPE, 2012.

VITÓRIO, J. A. P. Pontes rodoviárias: fundamentos, conservação e gestão. Recife: CREA-PE, 2002.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.