Aumento da competitividade em pequenas empresas utilizando a ferramenta operacional GESPRO

Mari Tomita Katayama, Henrique Jun Muramatsu Seguchi, Djair Vitoruzzo, João Carlos Martins Coelho

Resumo

O cenário nacional é constituído por altos percentuais de mortalidade de empresas, principalmente as micro e pequenas empresas, que nem sempre possuem recursos humanos com conhecimento técnico e de gestão necessários. O Núcleo de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas, por meio da ferramenta Gestão da Produção -
GESPRO, busca contribuir no sentido de melhorar o processo de gestão da produção das empresas, mediante a identificação e a proposição de soluções de problemas tais como: gargalos existentes no processo produtivo, gestão de materiais, determinação adequada de custos de produção, layout inadequado, planejamento, programação e controle da produção e outros. Neste artigo, é apresentada a metodologia de trabalho da ferramenta GESPRO e a sua aplicação numa empresa que fabrica e comercializa sistema de envase e aplicação de selos de proteção em embalagens plásticas rígidas, para a indústria de alimentos, cosméticos, produtos químicos e farmacêuticos e a apresentação dos resultados obtidos.

Texto completo:

PDF

Referências

LEITE FILHO, F. A.; FIGUEIRÓ, A. F. G. Fatores que determinam a descontinuidade das empresas: um estudo sob o ponto de vista dos contatos na cidade de Montes Claros (MG). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16., 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ABC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2017.

MARQUES, C. F. Estratégia de gestão da produção e operações. Curitiba: IESDE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 de jul. de 2017.

OHNO, T. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997. 150 p.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3 ed. Paris: OCDE, 2005. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2017.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.