Medição em túneis de vento da velocidade do ar próxima à parede para estudos de conforto de pedestres

Gabriel Borelli Martins, André Barsaglini da Costa, Paulo José Saiz Jabardo, Gilder Nader

Resumo

O ambiente urbano está em constante transformação e seu planejamento adequado é fundamental para garantir a qualidade de vida da população. Uma ferramenta útil no estudo do ambiente urbano é o túnel de vento, que permite, por meio de ensaios em modelos reduzidos, avaliar condições de conforto ambiental, de
dispersão de contaminantes e, também, de carga de vento nas estruturas. Esse trabalho tem foco em conforto de pedestres devido à ação mecânica do vento. O objetivo foi elaborar um compêndio de algumas técnicas experimentais utilizadas no túnel de vento do IPT para o estudo da ação do vento no nível dos pedestres em ambientes abertos, cada qual com suas limitações e vantagens de acordo com o problema a ser estudado. As técnicas analisadas e as conclusões obtidas foram: a erosão de areia é útil em uma análise preliminar
e qualitativa de zonas planas de grande extensão; a anemometria de fi o quente pode ser utilizada sempre e também é importante na investigação de efeitos de rajada, embora as medições sejam intrusivas e demoradas; os sensores Irwin, que foram desenvolvidos especifi camente para o estudo de conforto de pedestres, devem ser
cuidadosamente fabricados e calibrados, mas podem ser instalados em vários pontos ao longo do piso do modelo.

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