Implantação de ônibus com maior eficiência energética como evolução para o transporte público na cidade de São Paulo

Autores

  • Renato de França Mestrado Profissional em Processos Industriais
  • Agenor de Toledo Fleury Docente do Mestrado em Processos Industriais

Resumo

Nas últimas décadas, houve um aumento significante da emissão de gases na atmosfera
terrestre, intensificando consideravelmente o efeito estufa. A alta concentração desses
gases é consequência principalmente das diversas atividades industriais realizadas, em
especial por meio da queima de combustíveis fósseis. O setor de transporte público
urbano terrestre atualmente utiliza, predominantemente, óleo diesel como combustível,
sendo considerado como um dos maiores responsáveis pela poluição por emissão
de gases como o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, enxofre, aldeídos e os
materiais particulados nas grandes cidades. Nesse contexto, torna-se necessário modernizar
os sistemas de transporte público urbano nas grandes cidades, impulsionando
melhorias no desempenho energético e redução nos níveis de poluentes. Como alternativas
existem a disposição tecnologias como ônibus movidos a etanol, elétricos e
os híbridos. Neste artigo cientifico, propõe-se apresentar as principais diferenças entre
ônibus menos poluente em relação à frota predominante atual, com informações para
a tomada de decisão em relação às melhores alternativas, visando à substituição ou
adaptação de ônibus movidos exclusivamente a óleo diesel por tecnologias limpas na
cidade de São Paulo.

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Publicado

2023-04-14