Gestão de Restrições e Monitoramento Remoto de Obras com Imagens 360º

Autores

  • Juliano Egydio Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Dr. Hylton Olivieri Docente do Programa de Mestrado Profissional em Habitação: Planejamento e Tecnologia, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Brasil.
  • Msc. Sandra Haruna Hashizume

Resumo

Nos últimos anos, a construção civil vem passando por uma transformação digital, visando processos mais eficientes e colaborativos dentro e fora do canteiro de obras. O Last Planner System (LPS), sistema com origem na filosofia lean construction, é uma abordagem que se destaca por eliminar restrições e gargalos, bem como antecipar soluções, permitindo a execução contínua das atividades. Alinhado a essa abordagem, o monitoramento remoto de obras com câmeras 360º oferece uma perspectiva imersiva no canteiro de obras, independentemente da localização da equipe de gestão. Este artigo é baseado na pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Habitação do IPT, que propôs um sistema que combina a gestão de remoção de restrições com o monitoramento remoto, usando câmeras
360º móveis. O estudo exploratório analisou o desempenho do sistema em casos reais, com e sem imagens 360º móveis, de obras com tecnologias construtivas industrializadas e equipes distintas. Além de apresentar as diretrizes para a implantação do sistema, os resultados demonstram que a combinação da gestão de restrições com o monitoramento remoto de obras por imagens 360º móveis proporciona melhorias na coordenação e na organização das atividades no canteiro de obras, promovendo maior eficiência e mais colaboração.

Biografia do Autor

  • Juliano Egydio, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Atualmente desenvolve a função de Coordenador de Planejamento na empresa Brasil ao Cubo S/A. Mestrado Profissional em Habitação pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) (2023). Cursou MBA em Gestão de Projetos pela USP (2021). Graduado em Engenharia Civil pela EEP Escola de Engenharia de Piracicaba (2010). Possui 15 anos de atuação profissional nas áreas de construção, planejamento e gestão de obras.

  • Dr. Hylton Olivieri, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Habitação: Planejamento e Tecnologia, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Brasil.

    Atualmente desenvolve a função de Diretor de Engenharia na Scheduler Planejamento e Controle de Produção de Obra. Adicionalmente, atua como Professor e Orientador no programa de Mestrado Profissional em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Possui pós-doutorado em planejamento e controle da produção (Lean Construction) pela Aalto University, Finlândia (2016-2018). Doutorado em Engenharia Civil (Construção) pela Unicamp (2016) Mestrado Profissional em Habitação pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) (2010). Certificado PMP - Project Management Professional (2008). Certificado MRICS (2015). Cursou MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios pela USP (2004). Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto (2000). Possui 20 anos de atuação profissional nas áreas de construção, planejamento e controle de projetos.

Downloads

Publicado

25.04.2024