Estimativa do efeito da fluência de materiais resilientes no desempenho ao ruído de impacto em contrapisos flutuantes

Autores

  • Henrique Lima Pires FIPT
  • Marcelo de Mello Aquilino IPT
  • Maria Akutsu IPT

Resumo

Uma das soluções mais eficazes para atenuar o ruído de impacto de piso em edificações habitacionais é o sistema de contrapiso flutuante, onde o contrapiso é separado da laje por uma camada de material resiliente. No entanto estes materiais podem ter seu desempenho afetado pela deformação plástica ao longo do tempo devido à tensão, abaixo do limite de escoamento, causada pelos carregamentos aos quais são submetidos. Esta deformação é conhecida como fluência. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da deformação causada pela compressão devido a cargas permanentes e acidentais no desempenho de materiais resilientes utilizados em contrapisos flutuantes em relação ao ruído de impacto, pelo método da determinação da rigidez dinâmica. Foi utilizado um método estimativo de cálculo a partir da frequência de ressonância e da deformação de diversos produtos para se obter uma estimativa para após dez anos sob carga. Foram estudados quatorze produtos. Os resultados mostram que somente três produtos, que são de lã de rocha, tiveram efeitos significativos de perda de desempenho.

Biografia do Autor

Marcelo de Mello Aquilino, IPT

Físico, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre na área de tecnologia na construção de edifícios e Campos Eletromagnéticos, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT. Atualmente Pesquisador II do IPT vinculado ao Laboratório de Conforto Ambiental . Especialista em conforto ambiental com ênfase nas áreas de acústica e térmica. Especialista em simulações de desempenho acústico, térmico e energético. Professor do curso de mestrado do IPT. Doutorando da Faculdade de Saúde Pública da USP na área de Epidemiologia e Acústica.

Maria Akutsu, IPT

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Foi Coordenadora de Programa de Mestrado Profissional em Habitação no IPT (2011-2018). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico, conforto térmico, ruído ambiental, conjunto habitacional, sistema construtivo e habitação.

Downloads

Publicado

2024-09-03